O pós venda faz parte de um conjunto de ações de marketing, realizadas após a venda. Essas ações são baseadas em pesquisas de satisfação dos clientes e, podem melhorar muito qualquer tipo de empreendimento. Após realizar determinada venda, vale a pena conferir o que o cliente achou do produto ou serviço, procurando saber como foi a experiência do mesmo. As ações do pós venda, são úteis também para instruções de como o cliente deve utilizar determinado produto ou serviço.
O pós venda ajuda a conquistar confiança dos clientes, passo importante para a fidelização. E vale lembrar: um cliente fidelizado pode ser mais vantajoso do que um cliente novo. A probabilidade de um cliente fidelizado passar a comprar outros produtos de sua farmácia, como cosméticos ou produtos de higiene, além dos medicamentos que necessita periodicamente, é muito maior do que a de um cliente novo.
Qualquer tipo de clientela prefere um atendimento de qualidade com profissionais preparados. E a confiança é algo fundamental para o sucesso dos negócios na área farmacêutica e de saúde em geral. Então, um pós venda bem feito é quase um sinônimo de uma pré venda, de uma próxima negociação.
Como realizar um bom pós venda?
1 – Instrua seus funcionários a tratar bem e auxiliar os clientes
O bom atendimento é um dos principais indicadores de satisfação de qualquer empreendimento. Com profissionais atenciosos e prestativos, a fidelização acontece naturalmente.
2 – Promoções especiais para quem já é cliente da farmácia
Analise suas possibilidades e dê descontos ou brindes que sejam exclusivos para quem já compra na sua farmácia, mostrando a vantagem de fazer isso.
3 – Aposte nas redes sociais
Mais do que entretenimento, hoje as redes sociais são um dos principais meios de informação e comunicação. Com elas, você pode manter um contato mais próximo com seus clientes e deixar sua marca sempre evidente. As mais populares são o Facebook e o Instagram.
4 – Utilizem o módulo de pós venda do sistema
Ele irá auxiliar principalmente com os clientes que utilizam medicamentos de uso contínuo e informar quando o mesmo medicamento vendido estiver próximo do fim. Assim o funcionário responsável pelo pós venda conseguirá antecipar uma possível compra desse medicamento em outra farmácia.
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