Genéricos superam referência em receitas médicas


Essa é a primeira vez que categoria é a mais receitada

Entre fevereiro de 2018 e 2017, pela primeira vez, os medicamentos genéricos ultrapassaram os de referência em número de prescrições, com 34% das 115 milhões de receitas emitidas, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) com dados do Close-Up International.

No total, foram emitidas 38.763.225 receitas colocavam os genéricos como primeira indicação. Os similares (38.210.558) e de referência (38.094.583) somaram 33% das prescrições cada. Segundo a presidente da Associação, Telma Salles, a alta está relacionada a uma maior aceitação dos profissionais da saúde. “A resistência do médico foi diminuindo por conta da qualidade, eficácia e segurança dos genéricos, que vem se comprovando ao longo do tempo”, diz.

No varejo farmacêutico, os genéricos também registraram crescimento no período. Segundo a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), foram comercializados 349,5 milhões de medicamentos da categoria, aumento de 5,4% em comparação aos 12 meses anteriores.

Fonte: Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos)
Postagem Anterior Próxima Postagem