Greve de caminhoneiros pode afetar abastecimento de medicamentos


A greve dos caminhoneiros já afeta a distribuição de diversos produtos no Brasil, como remédios, gás de botijão, produtos de beleza, gases medicinais e flores. De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafama), Sérgio Mena Barreto, a paralisação se reflete na falta de insulina e hormônios, usados para doenças do sistema nervoso, em diversas farmácias.

As farmácias são abastecidas todos os dias. Em alguns locais, a reposição de estoque ocorre mais de uma vez por dia. O problema mais grave são com os medicamentos que precisam de refrigeração. Já faltam insulina e hormônios, usados para doenças autoimunes e artrose, por exemplo, em farmácias do Rio de Janeiro. Mas em um ou dois dias isso pode se generalizar - disse Mena Barreto.
Segundo ele, o problema se agrava a cada dia, pois 70% dos remédios no Brasil são fabricados em São Paulo. Por dia, são distribuídos 6,3 milhões de remédios em geral, que atendem a 2,5 milhões de pessoas por dia.

- Queremos mostrar para o sindicato dos caminhoneiros que considerem o setor e o tratem de forma especial, pois esses medicamentos refrigerados não podem ficar parados na estrada, pois têm validade muito curta - afirmou Mena Barreto.

Fonte: Globo



Postagem Anterior Próxima Postagem