Reajuste anual no preço dos medicamentos 2020


O reajuste de preços de medicamentos que acontece todos os anos já está valendo em todas as farmácias e drogarias do Brasil e afeta tanto as farmácias quanto os consumidores.

No Brasil, o preço dos medicamentos é regulado pelo governo. Estipula-se um valor máximo a ser cobrado (preço lista) sempre que uma nova terapia chega ao mercado.

O índice é definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e vale a partir de abril. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste, ou seja, cada empresa pode optar pela aplicação do índice total ou menor, a depender das estratégias comerciais.

Neste ano, o reajuste foi adiado devido a pandemia do novo coronavírus e causou muitas dúvidas e divergências de opinião.

Contudo, o reajuste já está valendo e o Guia Farma Digital, a lista de preços on-line do Guia da Farmácia está 100% atualizado. Garanta já o seu acesso e a sua versão física, para ficar à disposição do cliente no balcão.

Índices de Reajuste de Preços de Medicamentos – 2020

Pela resolução da CMED publicada no Diário Oficial, o reajuste máximo permitido para este ano será aplicado em três faixas, de 5,21%, 4,22% e 3,23%, a depender do tipo de medicamento.

O teto do aumento autorizado para 2020 é superior ao do ano passado, que foi de 4,33%. Também é superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 11 de março de 2020, que acumulou 4,01% no período entre março de 2019 e fevereiro de 2020. 



Fonte: Guia da Farmácia





Postagem Anterior Próxima Postagem