Entenda a importância do departamento de compras da farmácia

 


O departamento de compras da farmácia é fundamental para o bom funcionamento do negócio. Dentre as suas atribuições estão à realização ordens de compra, as negociações com os fornecedores, o recebimento e a comparação de propostas, etc. Ou seja, é essencial que a área esteja alinhada com a visão estratégica da drogaria.

O departamento de compras da farmácia é responsável por manter a drogaria em pleno funcionamento. O setor influencia, inclusive, no processo de vendas. Isso porque ele é responsável por abastecer o estoque de produtos que serão comercializados na sua farmácia.

Ou seja, ao realizar os pedidos em tempo suficiente para os fornecedores e manter o estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.

A gestão de compras é importante, pois aproveitará as reservas de forma adequada, conferindo o estoque de produtos antes da realização de pedidos ao distribuidor.

Lembre-se que a ruptura de estoque é o principal fator de mudança de hábito de compra para uma farmácia concorrente. Se o departamento de compras da farmácia não planeja bem a reposição de produtos você pode acabar perdendo clientes por não ter determinados itens quando o consumidor os buscar.

Atua nas negociações

Estabelecer e manter um bom relacionamento com fornecedores também é papel do departamento de compras da farmácia. Por meio disso, o seu poder de negociação aumenta assim como a possibilidade de conseguir praticar melhores preços.

O relacionamento com os fornecedores é totalmente estratégico para que a sua drogaria consiga reduzir custos. Porém, para que seja feito de forma efetiva, é preciso que a área realize as cotações, negociações estabelecidas, assim como todas as compras efetuadas.

Ao ordenar a sugestão de compras, o departamento de compras da farmácia consegue negociar descontos em seus pedidos.

Otimizar o processo

Com processos definidos fica mais fácil para o setor influenciar positivamente o seu negócio. Uma boa maneira de gerenciar as compras é utilizar os relatórios de reposição que o TekFarma disponibiliza.

Os processos visam a eficiência, redução de custos, qualidade e agilidade na aquisição de produtos. Por estes motivos, o departamento de compras da farmácia é muito importante para o desenvolvimento da gestão estratégica da empresa, mantendo-a cada vez mais competitiva.

Uma gestão de compras eficiente é um diferencial altamente positivo e competitivo para sua farmácia. Ela traz mais agilidade nas operações e o resultado final é o aumento do lucro. Vender mais é o objetivo de todo empresário do varejo farmacêutico, mas, muitas vezes, é possível otimizar ações e melhorar processos do departamento de compras da farmácia para ter melhores resultados.

Quem compra bem, vende bem, pois consegue os melhores produtos com os melhores preços. Comprando com eficiência, influencia-se diretamente no financeiro da empresa, na necessidade de capital de giro e no fluxo de caixa. É preciso levar em conta que, apesar de ter departamentos separados, a drogaria funciona com um único objetivo. Para isso, é essencial ter o papel de cada departamento no desenvolvimento do trabalho no dia a dia bem alinhado.

Quando se compra com o melhor preço, se consegue um diferencial na precificação do produto, podendo alocá-lo melhor no mercado e vender cada vez mais. Desenvolva as atividades do departamento financeiro da farmácia e tenha melhores resultados!





Postagem Anterior Próxima Postagem