Embrapii visa ampliar a inovação na produção de fármacos


Em cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Ministério da Saúde anunciou que investirá R$ 20 milhões para credenciar novos grupos de produção de fármacos e biofármacos brasileiros para o Sistema Único de Saúde (SUS), a fim de estimular a independência e inovação da indústria farmacêutica nacional.

Serão, no total, quatro grupos selecionados, os quais serão credenciados pelo órgão como Unidades Embrapii. Para participar da seleção, os grupos devem ter como área de atuação ao menos uma das categorias especificadas, as quais são: descoberta de novas moléculas e princípios ativos, desenvolvimento de IFA e biologia molecular aplicada a produtos terapêuticos; anticorpos monoclonais e proteínas terapêuticas; kits diagnósticos; sistemas de liberação controlada de fármacos; manufatura aditiva de produtos para saúde incorporados com fármacos; implantes incorporados com fármacos; ensaios pré-clínicos; ensaios clínicos fase I; produção de hemoderivados.

Segundo Marcelo Queiroga, o ministro da Saúde, a indústria farmacêutica nacional necessita de tal incentivo, visto que o Brasil começou a importar uma quantidade significativa de produtos da área nos últimos anos. O ministro ainda pontuou que o plano atual é o de fazer o país se consolidar como um líder no cenário americano e mundial da área da saúde.




Fonte: Guia da Farmácia




Postagem Anterior Próxima Postagem